segunda-feira, 7 de junho de 2010

Insuficiência cardíaca


Insuficiência Cardíaca:É a incapacidade do coração de fazer circular toda a quantidade de sangue de que o organismo necessita.O volume de sangue bombeado pelo coração sadio de uma pessoa adulta é de cerca de seis litros por minuto em estado de repouso-este volume varia em determinada circustância, por exemplo,durante o exercício fisico violento,que exige um maior aporte sanguínio nos tecidos.


Quando o coração não consegue ter energia suficiente para bombear o sangue de que o organismo necessita em estado de repouso,diz-se que há uma insuficiência cardíaca estabelecida.


Quais as causas da insuficiência cardíca?A maioria das afecções do sistema cardiovascular pode ser provocar insuficiência cardíaca.Contudo, as estatísticas demostram que há três fatores que, por si sós,são responsáveis por 95% dos casos:a hipertensão arterial,as doenças das artérias coronarianas ,que têm como origem geral a arteriosclerose,e alteração do funcionamento das válulas cardíacas.

Quais os sintomas? Os provocados pelo estancamento do sangue em diversas partes do organismo.O sinal de alarme é dado pela dificuldade respiratória, que aparece quando se realiza um pequeno esforço e que inclusive se dá em estado de repouso, levando o doente a dormir com diversas almofadas ou a recostar-se para respirar.




Por que as extremidades incham?Porque quando o sangue se detém, o plasma sanguíneo ultrapassa as paredes dos vasos sanguíneos e se infiltra nos tecidos.




Qual o tratamento indicado para a insuficiência cardíaca?Por um lado se combate a afecção que originou e ,por outro,administra-se uma série de remédios especialmente indicados contra a própria insuficiência.Os mais empregados são os digitálicos(extreto de erva dedaleira ou digital,empregada já no século XVIII), que atua como cardiotônico e diversos diurético,ou seja, grogas que estimula a atividade dos rins a fim de eliminar os líquidos retirados do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário